Cronograma capilar

1/25/2015 09:26:00 AM


Oi, bonitas!

Cronograma capilar é um assunto um pouco batido, mas sempre me pego explicando pra alguém que não sabe muito bem o que é. Pensando nisso, resolvi escrever aqui no blog sobre ele e suas diferenças.
Há um tempo, eu achava que fazer hidratação no cabelo era simplesmente pegar qualquer creme desses de potinho mais gordinhos tipo esse:

                                       Creme de Hidratação Seda Cocriaçõs Controle da Queda 450g

e pronto! Fiz hidratação.
Mas aprendi que para o cabelo ficar bem balanceado com todos os nutrientes necessários precisamos usar três tipos de cremes, os de hidratação, de nutrição e reconstrução.

Hidratação
A gente bebe água pra se hidratar, certo? É a mesma coisa que acontece com o cabelo: a gente repõe a água e a umidade dos nossos cabelinhos, com cremes de origem vegetal. Sério, se tem uma coisa que vocês precisam guardar pra lembrar o que é hidratação, é: plantas, folhas e frutos. Pode usar extrato da própria folha da babosa (aloe vera), boatos de que é fácil de encontrar na feira, mas confesso que sou meio preguiçosa e prefiro usar cremes. Se você é como eu, pode comprar creme que contém pantenol, mel e açúcares, bambu, glicerina, etc. Pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana. Eu, como lavo o cabelo todo dia, acabo usando mais vezes porque não pesa no cabelo. Eu uso o creme que é lindo, maravilhoso e barato Yamasterol (que inclusive to pra fazer uma experiência com ele, aí posto aqui pra vocês!).

Nutrição
A nutrição é a responsável por repor o óleo natural que temos no nosso cabelo, então, precisamos usar cremes com óleos, ou os próprios óleos puros. Esse processo serve pra diminuir com as odiadíssimas pontas duplas, pra dar força e dar brilho, além de manter a hidratação dentro do fio. Pode-se usar cremes que tenham óleos (argan, semente de uva, coco, linhaça, oliva), manteigas (karité, cacau, cupuaçu), tutano e ceramidas. O indicado é fazer 1 ou 2 vezes por semanas. Eu uso um creme da Bio Extratus que é Banho de Creme: Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité.

Reconstrução
A reconstrução serve pra deixar os fios mais fortes e reconstruir a fibra, repondo proteína, massa e aminoácidos que, normalmente, perdemos muito em processos químicos, mas também são perdidos naturalmente. Máscaras desse processo não deixam o cabelo muito macio, não. Então, depois de usar máscara de queratina, ou mesmo queratina líquida, eu uso um creme de hidratação pra não ficar com aquele cabelo duro, com cara de que saiu da piscina e foi arrasar na rua. Também podemos usar cremes com arginina, colágeno, creatina, aminoácidos, etc. Ó, eu faço uma vez por mês, mas se eu cabelo estiver mais quebradiço faça no máximo duas vezes por mês. A queratina em excesso também estraga o cabelo (o que em excesso é bom, além de dinheiro? hahaha). Eu uso queratina líquida da Salon Line, daquelas de ampolinha mesmo, sabe? Tenho também um creme da K.Pro, Caviar Intense Hair Masque, que eu tava dando uma olhada e ele tem Caviar, Queratina e Óleo Natural, então acaba sendo um pouco dos três. Eu não uso sempre por ele ter queratina (e por ser mais caro, fico com dó de usar, vocês entendem minha dor?).

É um pouco complicado, mas depois que aprende fica facinho e a gente acaba fazendo de olho fechado (claro que eu tive que fazer uma breve pesquisa pra escrever esse post. A gente aprende mas não decora, né?).

You Might Also Like

1 comentários

  1. Comprei a mascara de caviar da kapro, posso usar na fase de nutrição? ou por ter queratina ela so entra como reconstrução 1x ao mes?

    ResponderExcluir

Subscribe